Quando surgiu

  A comemoração ao dia 4 de fevereiro se deu origem em uma Assembleia Geral das Nações Unidas, no primeiro ano da crise global da saúde (Covid-19), em 21 de dezembro de 2020. Tem como objetivo promover a tolerância e o diálogo entre povos de diferentes religiões e culturas e destacar a contribuição de cada uma para a Humanidade. Bem como, sensibilizar para a necessidade de políticas que cumpram este propósito, em especial na área da educação das crianças e jovens e no momento em que o discurso de ódio tem vindo a fazer parte da agenda política.


Por que dessa data

 A ONU está preocupada com atos de discursos de ódio religioso que minam o espírito da tolerância e do respeito pela diversidade. Essas ações são ainda mais graves num momento em que o mundo responde à pandemia. O próprio secretário-geral da organização, António Guterres, ressaltou, a necessidade de união, solidariedade e de um compromisso renovado com a cooperação multilateral para vencer esse conflito.


Curiosidades

 O Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana, que inclui um prêmio de USD 1 milhão, é um prêmio internacional anual independente, que reconhece pessoas e entidades de todas as origens, em qualquer parte do mundo, que trabalham abnegada e incansavelmente através de divisões para avançar os valores atemporais de solidariedade, integridade, justiça e otimismo e criar avanços em direção à coexistência pacífica.


O prêmio foi lançado em 2019 para marcar o encontro histórico em Abu Dhabi entre Sua Santidade o Papa Francisco e Sua Eminência o grande imã de Al-Azhar, o professor Ahmed Al-Tayeb, durante o qual eles co-assinaram o Documento sobre a Fraternidade Humana. O prêmio é nomeado em homenagem ao falecido xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan, fundador dos Emirados Árabes Unidos, conhecido por seu humanitarismo e dedicação em ajudar as pessoas, não importando sua origem.


Para a construção de um mundo mais pacífico e de compaixão através do avanço dos valores da fraternidade humana e de exemplos inspiradores que surgiram na pandemia de Covid-19, são princípios essenciais para refletirmos e compartilhar a boa ação com o próximo.

 

REFERÊNCIAS:
ONU NEWS, ONU marca Dia Internacional da Fraternidade Humana celebrando cultura de paz. 2022. “disponível em:< https://bityli.com/R6ryr>”. Acesso em 3 fev. 2023.
VATICAN NEWS, Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana anuncia os homenageados 2023. 2023. “disponível em:< https://bityli.com/Fte85>”. Acesso em 3 fev. 2023.

Compartilhar: