Tem gente que ama e tem gente que odeia, mas independente disso, todo mundo precisa de um boleto. Ele que é um dos métodos de pagamento mais conhecido e utilizado pelos brasileiros, pode carregar vários riscos a quem usa. Há vários tipos de golpes, em um deles, os criminosos instalam um vírus no computador das vítimas para alterar os dados de boletos emitidos pela Internet e redirecionar a quantia paga até a conta dos golpistas.

Por isso, uma das primeiras coisas que você pode fazer para identificar se um boleto é falso, é analisar se o código de barras parece estar danificado ou violado, confirmando com o emissor a autenticidade do documento para não correr o risco de digitar manualmente o código falso para pagamento via Apps ou Internet Banking.

Para te ajudar nesse aprendizado, listamos abaixo várias dicas cruciais para você seguir, na hora de identificar se o boleto que você está pagando, é realmente verdadeiro.

INFORMAÇÕES DO BOLETO

Quando um boleto é fraudulento, é comum existirem erros de português, erros de formatação e também é comum que os mesmos não apresentem os dados completos do beneficiário e nem da empresa credora. Então fique atendo e sempre verifique se o boleto contém informações como: data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário. Isso é muito importante na hora de verificar a autenticidade do boleto a ser pago. Lembrando que qualquer dúvida, é só entrar em contato com a empresa emissora do boleto.

FONTE DE EMISSÃO DO DOCUMENTO

Os criminosos enviam o boleto falso por vários meios, como e-mail, SMS ou WhatsApp, em vez de fornecê-lo por canais oficiais. Por isso, é sempre importante ficar atento ao receber o documento por esses meios, o mais seguro é acessar o site oficial da empresa e realizar a emissão do boleto diretamente por lá, caso o boleto não seja disponibilizado através do site, é importante sempre avaliar, por exemplo, se o e-mail ou número de WhatsApp que você recebeu o boleto realmente é da empresa.

 

 

 

 

VALOR DO DOCUMENTO

Outra dica, é que sempre os últimos números referentes ao código de barras, são iguais ao valor do documento, ou seja, se caso estiverem divergentes, é sinal de que o documento pode ser falso. Algumas empresas possuem boletos com o final do código de barras formado por uma sequência de números zero, para este tipo de boleto é importante que você utilize os demais métodos de verificação citados neste material para garantir que o boleto que você pagará é verdadeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CÓDIGO DE BARRAS

O código de barras também é um elemento do boleto que pode auxiliar na identificação de fraudes, em um boleto verdadeiro, o código de barras que aparece na parte superior do documento é sempre idêntico ao que aparece na parte inferior, se estiver diferente, cuidado este boleto por ser falso. Além disso, os três primeiros números da sequência, sempre correspondem ao código do banco emissor. Esse fator é muito importante, pois é um item padrão dentre todas as empresas emissoras de boletos.

Outra questão ainda sobre o código de barras, é desconfiar se o mesmo não for detectado pela leitura ótica do seu celular ou caixa eletrônico. Isso pode ocorrer por alguma falha na sequência de barras pretas, que formam o código de barras. Caso isso ocorra, é aconselhável entrar em contato com a empresa credora para saber se há algo de errado com o boleto emitido e checar a veracidade do documento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DADOS DO BENEFICIÁRIO

Por fim, um dado de extrema importância e um método praticamente infalível de validar um boleto é verificar se as informações do beneficiário estão corretas. Atualmente existem sites e aplicativos do Governo onde você consegue consultar CNPJ de empresas, e dessa forma, verificar a autenticidade das informações.

Dentre outras informações, você pode consultar: Endereço, conta do banco, razão social e CNPJ. Na hora de pagar um boleto, vale toda atenção e cuidado!

 

Gostou do conteúdo? Continue antenado em nossas mídias digitais e não perca nada.

https://linktr.ee/HCosta

Compartilhar: