Sabemos que os tempos mudaram e naturalmente, os hábitos e perfil dos consumidores também!

Atualmente o consumidor é facilmente rastreável. Ele está praticamente em toda parte. Utilizando as redes sociais, esse tipo de cliente está sempre comentando sobre a sua experiência com os produtos e serviços de uma empresa.
O consumidor 5.0 tem o interesse de ter uma troca vinculada à inteligência emocional das empresas. Ou seja, ele deseja ter uma relação mais próxima, de modo que o relacionamento seja mais duradouro e que gere uma ótima experiência.

Para essas pessoas, a experiência vale muitas vezes mais do que a questão do valor do produto. Por isso é importante entender qual abordagem deve ser usada para conseguir esse cliente, a fim de se aproximar dele e também criar uma forte conexão.

Para facilitar, traçamos algumas características comportamentais que podem ajudar você performar e identificar no seu atendimento esse tipo de perfil.

Confira:

• Relacionamento: o consumidor 5.0 privilegia uma relação próxima, para esse grupo uma boa experiência é muito mais importante do que adquirir um bom produto.

• Mobilidade: a democratização da tecnologia, fez com que esse perfil de cliente tivesse mais liberdade para consumir onde e quando desejarem. Assim, é extremamente importante investir em canais e produtos digitais.

• Liberdade: o acesso às informações, deixou os clientes mais criteriosos em suas escolhas. Por isso, ouvir e direcionar/apresentar os melhores cenários é muito mais atrativo.

Como a tecnologia pode ajudar o consumidor 5.0?
Deve-se implementar estratégias para garantir a satisfação desse cliente. Dentre as saídas está a criação de cronograma de trabalho e organização de processos. O objetivo é aumentar a produtividade com novas tecnologias.
Também vale a pena considerar que o consumidor 5.0 gosta muito de interação.

Dessa maneira a tecnologia pode ser agradável a esse consumidor quando ela se mostra mais dinâmica.
Pensando nisso é bom considerar a tecnologia voicebot. Trata-se de robôs digitais que conseguem ouvir, falar, ler e escrever utilizando tecnologias de machine learning.
Além disso, essa tecnologia se comunica por linguagem natural. Assim, o consumidor 5.0 utiliza essa tecnologia sem passar por fases de menus, fazendo diálogo com a empresa de forma ágil, eficiente e mais natural.

Qual o papel da mobilidade na era do consumo 5.0?

Com a democratização da tecnologia, principalmente por meio de smartphones, tornou-se capaz que os consumidores tivessem mais liberdade para consumir onde e quando quiserem.

Esse comportamento aliás é muito comum entre os consumidores 5.0. Eles adoram comunidade e por isso se adaptaram fortemente com uso de tecnologias móveis em suas rotinas diárias

Esse tipo de consumidor realiza transações das mais diversas por meio de dispositivos móveis, transferência de valores, contratação de serviços e produtos e até mesmo questões que envolvem o trabalho, que podem ser solucionados por meio do celular conectado na internet.

Deste modo, podemos concluir que o uso de tecnologia é extremamente necessário para mobilidade em relação ao consumo, pois, facilita ações vagarosas.

Qual o poder o consumidor possui?

O consumidor 5.0 tem tudo em suas mãos!
De acordo com o filosofo canadense Marshall McLuhan, a tecnologia se tornou uma extensão dos nossos membros, já que não desgrudamos um minuto se quer dos nossos aparelhos.
Discorre dessa afirmação, a fala de Philip Kotler, ao dizer em um de seus livros (os 10 pecados mortais do marketing), que a nossa sociedade moderna possui o poder, o poder de ter o mundo em nossas mãos. Ele considera o consumidor 5.0 proativo e extremamente ativo no processo de comunicação com a compra e pode também influenciar outras pessoas a adquirirem ou não o produto da empresa.

 

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