Afinal, você sabe qual é a simbologia do Janeiro Branco?

A campanha foi idealizada para o primeiro mês do ano, por ser considerado um período atrelado à simbologia de recomeço, de grande reflexão e planejamento. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Assim, o seu objetivo é chamar atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

A questão que motivou a criação da campanha é bem simples (e muito séria): as pessoas estão adoecendo em quantidade e ritmo preocupantes. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. O número é equivalente a 5,8% da população, colocando o país em segundo lugar no ranking americano (atrás apenas dos Estados Unidos).

Por isso a importância do Janeiro Branco, pensar sobre o tema da saúde mental é extremamente necessário, pois, gera conscientização, combate de tabus, paradigmas, orienta os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo. O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso.

Estima-se que em cada 100 pessoas, ao menos 30 sofrem ou sofrerão, em algum momento da vida, de problemas de saúde mental. Você já se identificou nesse cenário? Sim? Não?

A partir disso, você sabe o porque devemos nos atentar aos cuidados com a Saúde Mental?

Pode ser que você não imagine, mas na sua empresa pode haver alguém – ou algum familiar – em seu limite emocional. E você já se perguntou: o que podemos fazer para ajudar?

O importante é que, através do diálogo, é possível prevenir e incentivar o tratamento dos transtornos mentais, além de se evitar 90% dos casos de suicídio.

A solução? Informação, conscientização e romper o estigma de que pedir ajuda é vergonhoso!

No universo corporativo, questões emocionais afetam diretamente a produtividade dos trabalhadores e são causas recorrentes de afastamentos. Além disso, doenças ligadas à mente têm se configurado na lista das que levam ao requerimento de auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez, nos casos mais extremos.

Sob essa ótica, observe algumas práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental:

  • Afaste-se de situações que gerem emoções negativas;
  • Separe um tempo para curtir a vida e aproveitar o que ela oferece de melhor;
  • Valorize a convivência social e viva intensamente os bons momentos em família;
  • Pratique atividade física, tenha uma dieta saudávele cuide da qualidade do sono;
  • Mesmo durante o período de quarentena, não se esqueça de dar atenção aos amigos e aos familiares.

Agora vamos falar de metas, você já traçou as suas para 2022?

Vamos te contar um segredo: a primeira meta para 2022 é cuidar da gente mesmo!

Cuidar da saúde mental é uma questão de autocuidado, autoconhecimento e amor próprio. Precisamos reconhecer as nossas emoções e lutar por um mundo com mais relações saudáveis.

Saúde mental importa!

#hcosta #hcostaoficial #janeirobranco #saúdemental #ambientedetrabalho #relaçoessaudaveis #2022

Compartilhar: